21/02/2013

His Girlfriend is in a coma. So is my Boyfriend.


Quando o título "Girlfriend in a Coma" apareceu esta semana na minha televisão fiquei curiosa. Uma hora depois estava perplexa, chocada e profundamente revoltada. Era um documentário sobre o apaixonado britânico, Bill Emmott - antigo editor do The Economist - que na presença da "selva selvática" da moribunda namorada percorre os anéis infernais e paradisíacos da vida desta. Numa alusão à Divina Comédia de Dante Alighieri, Bill dá a conhecer a sua namorada, Itália, e depois de vaguear entre as suas virtudes e os seus vícios, pede para que a sua amada seja salva das garras daquele estado comatoso que a empurra para uma morte lenta.  
É um documentário que chega na altura certa.  
Faltam poucos dias. Para ser mais precisa faltam apenas três dias. 72 horas para os italianos irem a votos e escolherem um novo governo que irá suceder o actual governo técnico
A Itália é um dos países mais recentes do Continente Europeu. Um país de feridas mais profundas e antigas que a sua própria existência como país unificado. "Girlfriend in a Coma" fala dessas feridas, desses males enraizados como vícios mas também das suas qualidades, das suas virtudes e até daquele limbo a que Dante chamou de purgatório.
É um grito para acordar consciências, mas temo que não apenas as consciências italianas. Como portuguesa revi-me na dor de quem vê o seu amor à beira do colapso. O meu Portugal também está em estado comatoso. Não é tão jovem como a Itália, mas nem os seus nove séculos de experiência lhe parecem permitir respirar sem assistência artificial. Está ligado às máquinas. 
E assim como o Bill acredita que a sua namorada irá acordar, também eu faço fé para que o meu namorado acorde e se restabeleça. Acorda meu amor, acorda...


Deixo-te o trailer oficial. O documentário completo poderás vê-lo aqui.

2 comentários:

  1. Há alguma maneira de ver o documentário, para quem não vive em Itália?

    Bom texto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina!
      Ironicamente o documentário só não está disponível na net para o território italiano...podes vê-lo aqui

      http://girlfriendinacoma.eu/watch/

      Eliminar