09/02/2013

Os Anos de Macau


Quando cheguei a Macau decorria o Ano do Porco. Uns quantos meses após a minha chegada assisti, pela primeira vez na minha vida, aos festejos do Ano Novo Chinês, naquela altura o Ano do Rato. Depois seguiram-se o Ano do Boi, do Tigre, do Coelho e, finalmente, do Dragão. 
Festejar o Ano Novo Chinês passou a fazer parte do meu calendário de festividades, a par do Natal, do Ano Novo ou da Páscoa. É uma passagem especial na qual eu fazia por seguir as tradições "impostas" pela época. É uma festa brilhante, colorida, feliz. Marca a chegada das flores, da Primavera.  

No primeiro dos quinze dias de festejos, depois de uma bela jantarada, pela meia-noite caminhava até ao Templo de A-Má. Por entre milhares de pessoas também eu colocava os meus pauzinhos de incenso, escrevia os meus desejos, fazia os meus pedidos. A Deusa A-Má nunca me deixou ficar mal.

Hoje, na noite que marca a chegada do Ano da Serpente, sinto-me deslocada. É decerto a nostalgia. Ainda assim estou disposta a fazer o meu melhor, em honra de uma tradição que em mim encontrou um espaço onde se enraizar. Vou fazer os meus pedidos à Deusa A-Má (a mesma Deusa que nunca me falhou), vou acender os meus pauzinhos de incenso (que pedi para me enviarem de Macau há umas semanas atrás), vou-me entregar a um banquete chinês (onde a carne não fará parte da ementa) e vou acabar a noite a jogar (na ausência de casinos vai ter de ser uma raspadinha e um poker a notas de 10eur).  
  
Diz o Feng Shui que a Serpente é sedutora, instável, escandalosa e que por isso requer muita cautela, diplomacia e paciência. Diz a História que é um ano venenoso, violento e catastrófico - na memória dos passados anos da Serpente ficam Pearl Harbour, 11 de Setembro, Protestos em Tiananmen, para dar alguns exemplos. Digo eu que a Serpente é mais um ano de coisas inesperadas, que boas ou más, deverão acontecer para que hajam sempre estórias para se contar...

A todos os que aqui vêm e, já agora também aos que nem sabem que existo, desejo-vos um Ano da Serpente com muita saúde, sorte, fortuna e prosperidade.

恭禧發財!
Kung Hei Fat Choi!      

Sem comentários:

Enviar um comentário