13/05/2015

Isto é um Aviso



Já todos vimos os 13 minutos de agressão gratuita ao rapaz da Figueira da Foz. São 13 minutos que apontam o dedo em várias direcções: aos míudos que nele constam (agressores e agredido), escola que frequentam, Pais que os educam (ou não) e sociedade civil em que estão (des)integrados. 

Depois de ler (alguns, não muitos) comentários e partilhas no meu fb sobre este tema quero acreditar que há Pais melhores do que aqueles que julgamos terem "mal" educado a Constança, a Odete, a Marta e a Inês. Assim como também quero acreditar que os Pais do rapaz agredido são mais preocupados e atentos do que aquilo que faz transparecer. Quero acreditar que há consciência individual em cada uma daquelas cabecinhas adolescentes, apesar da total inconsciência de grupo. Quero acreditar que há comportamentos inexplicáveis, fruto de um mundo de influências. E também quero acreditar que formar psicopatas não é assim tão fácil.

Eu quero acreditar nisto tudo, mas depois "what you see is what you get" e qualquer tentativa em compreender *puff* desaparece como que por magia. 

Fica o aviso: tomemos conta dos nossos filhos para que sejam melhores do que aquilo que acreditamos ser o suficiente!

2 comentários: